espacojames



Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 5117 - Em meio à tempestade, Papa presta homenagem à fidelidade de tantos sacerdotes
Artigo visto 2653




Visto: 2653
Postado em: 12/05/10 às 22:28:02 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=5117
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque


Ato de consagração dos sacerdotes do Imaculado Coração de Maria em Fátima

Por Jesús Colina

FÁTIMA, quarta-feira, 12 de maio de 2010 (ZENIT.org). - Em plena "tempestade", Bento XVI prestou uma homenagem a todos os presbíteros que entregam suas vidas a Deus e aos irmãos, conduzindo o ato de consagração dos sacerdotes do Imaculado Coração de Maria, em Fátima.

"A todos vós, que entregastes vossas vidas a Cristo, desejo expressar nesta tarde o apreço e o reconhecimento da Igreja. Obrigado pelo vosso testemunho, muitas vezes silencioso e nada fácil; agradeço por sua fidelidade ao Evangelho e à Igreja", afirmou.

O ato de consagração constituiu o ápice da celebração das Vésperas, com sacerdotes, religiosos, religiosas, seminaristas e diáconos que lotaram a moderna igreja da Santíssima Trindade.

Foi um momento em que o Pontífice quis estabelecer uma atmosfera de intimidade: "Permiti abrir-vos o coração para vos dizer que a principal preocupação de todo o cristão, nomeadamente da pessoa consagrada e do ministro do Altar, há de ser a fidelidade, a lealdade à própria vocação, como discípulo que quer seguir o Senhor".

Entretanto, o protagonista do encontro não foi o Papa, mas Cristo, presente no Sacramento da Eucaristia, que foi adorado pelos presentes.

"Somos livres para ser santos; livres para ser pobres, castos e obedientes; livres para todos, porque desapegados de tudo; livres de nós mesmos para que em cada um cresça Cristo, o verdadeiro consagrado do Pai e o Pastor ao qual os sacerdotes emprestam voz e gestos, de Quem são presença; livres para levar à sociedade atual Jesus Cristo morto e ressuscitado, que permanece conosco até ao fim dos séculos e a todos Se dá na Santíssima Eucaristia", afirmou.

O Papa confessou ainda seu desejo de que este Ano Sacerdotal, que se concluirá em 11 de junho, deixe entre os consagrados a graça de "uma verdadeira intimidade com Cristo na oração, pois será a experiência forte e intensa do amor do Senhor que há de levar os sacerdotes e os consagrados a corresponderem ao seu amor de modo exclusivo e esponsal".

No ato de consagração, o Pontífice pediu à Virgem Maria sua intercessão, para não "ceder aos nossos egoísmos, às lisonjas do mundo e às sugestões do Maligno".

"Preservai-nos com a vossa pureza, resguardai-nos com a vossa humildade e envolvei-nos com o vosso amor materno, que se reflete em tantas almas que vos são consagradas e se tornaram para nós verdadeiras mães espirituais", rogou.

E concluiu com os olhos voltados para Maria: "Que a vossa presença faça reflorescer o deserto das nossas solidões e brilhar o sol sobre as nossas trevas, faça voltar a calma depois da tempestade, para que todo o homem veja a salvação do Senhor, que tem o nome e o rosto de Jesus, refletida nos nossos corações, para sempre unidos ao vosso!".



Fonte: zenit.org



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.860.911
Visitas Únicas Hoje: 1.048
Usuários Online: 293