Revelados detalhes inéditos da beatificação dos pastorinhos de Fátima
Espacojames



Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 5282 - Revelados detalhes inéditos da beatificação dos pastorinhos de Fátima
Artigo visto 2280




Visto: 2280
Postado em: 26/05/10 às 19:50:37 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=5282
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque


ROMA, 26 Mai. 10 / 02:06 pm (ACI).- Em entrevista concedida ao jornal vaticano L’Osservatore Romano, o Prefeito Emérito da Congregação para as Causas dos Santos, o Cardeal Português José Saraiva Martins, deu a conhecer uma série de detalhes até agora desconhecidos da beatificação dos pastorinhos videntes de Fátima, como por exemplo a criação de uma comissão querida pelo Papa João Paulo II que chegou à conclusão de que as crianças efetivamente podem viver as virtudes cristãs em grau heróico.

O Cardeal começou explicando que a beatificação de Jacinta e Francisco Marto, cujo décimo aniversário coincidiu com a recente visita a Portugal do Papa Bento XVI, é "um evento histórico porque são os primeiros meninos não mártires em ser elevados às honras dos altares".

"Antes deles, de fato, não era praxe da Igreja a canonização de crianças: pensava-se, em consideração de sua idade, que não tinham a capacidade de praticar em grau heróico as virtudes cristãs, primeira condição para a beatificação. Lembro-me que, em seu caso, verificou-se uma coisa muito interessante: chegaram a Roma milhares de cartas de todo o mundo –não só da parte de fiéis leigos mas também de bispos e cardeais– que solicitavam a beatificação dos pastorinhos", comentou o Cardeal.

Esta grande quantidade de solicitudes, continuou o Prefeito Emérito, "gerou uma reflexão ao interior da Congregação das Causas dos Santos. João Paulo II nomeou uma comissão de peritos –teólogos, psicólogos, pedagogos– para examinar o problema. Logo depois de um estudo profundo, chegou-se a uma conclusão: as crianças estão em capacidade de praticar as virtudes cristãs, naturalmente no modo possível para eles. Graças a esta conclusão foi possível proceder à beatificação".

Falando logo depois dos rasgos de santidade de Jacinta e Francisco, o Cardeal ressaltou que neles se podia apreciar "uma piedade profunda, uma devoção fervente à Santíssima Trindade, à Virgem e à Eucaristia. Falando de heroísmo, destaca como cada um deles estava disposto a dar a vida antes que mentir. Foram ameaçados, de fato, coagidos a dizer que as visões eram falsas, mas não cederam às pressões".

Em referência ao processo de beatificação da Irmã Lúcia, a terceira vidente que faleceu há poucos anos atrás, o Cardeal recordou que este ainda está na fase diocesana dispensada dos cinco anos que se deve esperar em todos os casos para o começo do mesmo depois da morte.

Milagres

O Cardeal precisou que quanto à investigação dos milagres na atualidade, devido ao avanço da ciência médica, é necessário constatar que para ser considerado efetivamente "um milagre a cura deve ser instantânea, completa e duradoura. Se os médicos concluírem que não é explicável cientificamente, os documentos passam logo aos teólogos. Corresponde a eles determinar se existe elo entre a cura e a oração de intercessão feita a Deus através do candidato à beatificação".

"Só os teólogos, e não os médicos, podem então falar de milagres. Suas conclusões passam logo ao exame e a eventual aprovação dos cardeais. E finalmente o Papa é quem tem a última palavra: aprova-se o milagre e tudo fica preparado para a beatificação", relatou.

 


Fonte: http://acidigital.com/noticia.php?id=19065



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!

Lenço Branco de N. Senhora
Saiba o que é, como fazer e as orações necessárias.
Óleo de São Rafael e Santa Filomena
Saiba mais sobre este santo remédio em tempos difícies
As 15 Orações de Santa Brígida
As promessas de Jesus para a alma que rezar estas orações.
Jesus eu Confio em vós
Nada negarei a alma que às 3 hs da tarde recitar minhas orações
Devoção às Gotas de Sangue de Cristo
Será livrado das penas do Purgatório.
Para os irmãos protestantes
Foi no colo de uma mulher que Deus colocou toda esperança do mundo



Total Visitas Únicas: 8.882.885
Visitas Únicas Hoje: 1.151
Usuários Online: 188