espacojames



Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 5359 - Bento XVI chega ao Chipre a confirmar a fé dos católicos
Artigo visto 2663




Visto: 2663
Postado em: 04/06/10 às 21:32:05 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=5359
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque


VATICANO, 04 Jun. 10 / 12:50 pm (ACI).- Naquela que constitui a primeira viagem de um Pontífice à ilha do Chipre, o Papa Bento XVI chegou esta tarde (hora local) à cidade de Paphos. Em seu discurso de boas-vindas na presença do Presidente Demetris Christofias e sua esposa, o Santo Padre assinalou que chega a este país para confirmar na fé os católicos e a alentar o papel desta nação que se encontra em entre a Europa, a Ásia e a África.

Também receberam o Santo Padre o Núncio Apostólico no Chipre, o Arcebispo Antonio Franco, o Arcebispo Joseph Soueif, do Chipre dos Maronitas, Sua Beatitude Fouad Twal, Patriarca de Jerusalém dos Latinos, Padre Pierbattista Pizzaballa, Custódio da Terra Santa e Sua Beatitude Crisóstomos II, arcebispo ortodoxo do Chipre.

Depois de receber a saudação do presidente da República do Chipre, Bento XVI pronunciou um breve discurso: "Chipre se encontra em um cruzamento de caminhos de culturas e religiões de histórias de uma vez, gloriosas e antigas, mas que ainda têm um impacto forte e visível em sua vida. Depois de sua recente entrada na União Européia, a República do Chipre começou a sentir o benefício dos intercâmbios econômicos e políticos com outros países europeus".

"É desejável que esta pertença contribua com prosperidade ao país e que os outros países europeus se enriqueçam à sua vez graças ao patrimônio espiritual e cultural cipriota, que reflete seu papel histórico, ao encontrar-se entre a Europa, a Ásia e a África. Que o amor por sua pátria e por suas famílias e o desejo de viver em harmonia com seus vizinhos sob o amparo misericordioso de Deus Todo-poderoso os inspirem a resolver com paciência os problemas que ainda compartilham com a comunidade internacional pelo futuro da ilha".

"Seguindo os rastros de nossos pais comuns na fé, os Santos Paulo e Barnabé, venho como peregrino e servo dos servos de Deus. Desde que os Apóstolos trouxeram a mensagem cristã a estas costas, o Chipre foi abençoado com uma forte herança cristã", prosseguiu o Santo Padre, que saudou "como um irmão nessa fé" Sua Beatitude Crisóstomos, arcebispo ortodoxo de Nea Justiniana e de todo o Chipre e manifestou o desejo de "encontrar logo a muitos outros membros da Igreja Ortodoxa do Chipre".

Bento XVI fez extensiva sua saudação a outros líderes religiosos cipriotas. "Espero –disse– fortalecer nossos laços comuns e reafirmar a necessidade de consolidar a confiança mútua e a amizade duradoura com todos os que adoram o único Deus".

"Como sucessor de Pedro venho de forma especial a saudar os católicos do Chipre para confirmá-los na fé e animá-los a serem exemplares tanto como cristãos assim como cidadãos, e a viverem plenamente seu papel na sociedade para o benefício tanto da Igreja como do Estado", assinalou o Santo Padre.

Seguidamente indicou que nesta viagem ele entregará o "Instrumentum laboris" da Assembléia Especial para o Oriente Médio do Sínodo dos Bispos, que examinará "diversos aspectos da presença da Igreja nessa região e os desafios que enfrentam os católicos, às vezes em circunstâncias difíceis, vivendo em comunhão com a Igreja Católica e oferecendo seu testemunho ao serviço da sociedade e do mundo".

Finalmente o Papa afirmou que "O Chipre é, portanto, um lugar apropriado para lançar uma reflexão sobre nossa Igreja no seio da milenária comunidade católica no Oriente Médio, nossa solidariedade com todos os cristãos da região e nossa convicção de que têm um papel insubstituível para apoiar a paz e a reconciliação entre seus povos".

Finalizado o discurso, o Santo Padre se transladou à igreja de Ágia Kiriaki Chrysopolitissa, para assistir a uma celebração ecumênica.


Fonte: http://www.acidigital.com/noticia.php?id=19153



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.851.746
Visitas Únicas Hoje: 70
Usuários Online: 390