Espacojames


Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 7494 - Religiosas no Japão acompanham a dor com silêncio respeitoso
Artigo visto 2199




Visto: 2199
Postado em: 17/03/11 às 21:41:40 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=7494
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque

MADRI, 17 Mar. 11 / 10:34 am (ACI)

Uma religiosa das Missionárias de Cristo Jesus assegurou desde o Japão que as congregações acompanham a dor dos japoneses pela devastação do sismo e o tsunami de 11 de março com "silêncio respeitoso" e procuram dar esperança com sua opção pela vida.

A agência Ivicon da Conferência Espanhola de Religiosos (CONFER) difundiu este 16 de março uma carta da irmã Celia Fernández, que vive na Nagareyama, Chiba, "longe da costa e a várias centenas de quilômetros da zona mais devastada. Aqui sofremos o terremoto (o mais forte experimentado por mim nos mais de 30 anos de missionária no Japão) e sofremos algumas de suas conseqüências mas é pouca coisa se compararmos com o que vimos na TV".

"A Diocese de Sendai que é a que sofreu todo o peso desta catástrofe conta que algumas de sua igrejas sofreram desmoronamentos e imperfeições... mas são poucas. Uma religiosa dessa zona informa que todas as irmãs das 13 congregações femininas repartidas em 31 casas estão bem. A diocese nos disse que um missionário canadense morreu de um ataque ao coração provocado pelo sismo".

"A Diocese vizinha de Saitama também informa de imperfeições em sua igrejas, e de alguns fiéis que tiveram que deixar suas casas e utilizar os refúgios. Em Tóquio uma paróquia oferece ajuda psicológica e espiritual para fazer enfrentar o stress destes momentos. Isso é tudo".

"Pelas ruas transitam menos carros já que não se pode comprar gasolina. Os trens também funcionam em mínimos. Nos supermercados as estantes estão vazias e as pessoas, todas, o aceitam sem queixa nem estridências... é nosso modo de nos solidarizarmos com os que estão sofrendo muito mais que nós".

"Volto para meus pensamentos sobre o que a Igreja e a vida religiosa no Japão tão minoritária fazem nestes momentos? Como confronta a tragédia? as únicas imagensque vêm à minha mente são a do sal e a levedura em meio de todos, simplesmente, vivendo e sofrendo juntos"

"A vida religiosa por aqui não tem poder, de abaixo, como todos, com todos, vai aprendendo e ensinando, dando e recebendo... compartilhando. Esta é a imagem de Igreja e da vida religiosa que também agora, em meio da tragédia, segue válida. Somos vizinhos do povo, sem mais privilegio que essa luz de esperança que a fé põe em nosso coração".

"Dizia ontem pela televisão uma senhora: perdi absolutamente tudo. Só resta a vida... mas talvez tivesse sido melhor perdê-la também Se pudéssemos estar perto destes vácuos de desespero calado para dar a mão!"

"Essa é nossa humilde missão: optar pela vida, acompanhar esperançosamente. Em cada paróquia, em cada comunidade, estar com as portas abertas, oferecer, esperar... o anúncio do Evangelho na Ásia se faz não a gritos mas em sussurro... como se diz há bastante tempo. E agora, talvez nem isso... agora é tempo de silêncio respeitoso, dolorido para acompanhar o sofrimento que nos rodeia", conclui a religiosa.



Fonte: http://acidigital.com/noticia.php?id=21365



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

LEIA TAMBÉM
O aborto está fora de controle em Cuba
Corte européia promulgará sentença sobre crucifixos nas escolas no próximo 18 de março
Terremoto do Japão pode ter deslocado eixo da Terra
Pelo Twitter, internautas avisam sobre novo tremor no Japão
BENTO XVI RECONHECE DIGNIDADE E VALENTIA DOS JAPONESES DIANTE DO TERREMOTO
Homosexuais se despiram em capela universitaria de Madrid
Forte terremoto atinge a costa nordeste do Japão e gera tsunami
13 mortos após enfrentamento entre cristãos coptos e muçulmanos no Egito
A Quaresma não é tempo de tristeza, disse o Papa
Veja mais artigos relacionados
 

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!


Total Visitas Únicas: 8.268.548
Visitas Únicas Hoje: 1.514
Usuários Online: 282