Interrupção da alimentação e da hidratação de anciã espanhola em coma é eutanásia
Espacojames



Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 8650 - Interrupção da alimentação e da hidratação de anciã espanhola em coma é eutanásia
Artigo visto 3047




Visto: 3047
Postado em: 07/09/11 às 09:43:43 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=8650
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque


O Bispo de Huelva (Espanha), Dom José Vilaplana, explicou que “toda ação dirigida a interromper a alimentação ou a hidratação constitui um ato de eutanásia, no qual a morte é produzida não pela doença, mas pela sede e a fome provocada”.


Assim indicou o prelado depois da retirada da sonda que alimentava e hidratava uma anciã de 90 anos de idade em coma há pouco mais de um mês.

Ramona Estévez é uma anciã espanhola que em 26 de julho sofreu um enfarte cerebral que a deixou em um estado de coma profundo. Encontra-se internada no Hospital Blanca Paloma de Huelva. Em seu caso, o Conselho de Saúde da Junta de Andaluzia decidiu na terça-feira 23 de agosto, a pedido dos familiares, retirar a sonda que a alimentava e hidratava.

Em declarações à Europa Press, o filho da anciã, José Ramón Páez, assegurou que cumpriu com a vontade de sua mãe; enquanto que o porta-voz do PSOE (o partido presidente do governo espanhol José Zapatero) na localidade de Huelva, o Sr. Mario Jiménez, disse que a retirada da sonda deu-se em aplicação da “lei de morte digna” com o qual “foi cumprida a lei, que neste país se coloca acima das posições religiosas”.

Em resposta a estas posturas e para salvar a vida da anciã, a plataforma Direito a Viver (DAV) solicitou a reposição da sonda nasal, um pedido que foi rejeitado sem que a organização fosse notificada.

A Europa Press divulgou que além que o grupo DAV irá aos tribunais de Huelva na quarta-feira 31 de agosto para interpor uma denúncia contra a conselheira de Saúde da Junta da Andaluzia, María Jesús Montero, por uma possível vulneração do direito fundamental à objeção de consciência e um possível delito de omissão de auxílio no caso de Ramona Estévez.

Sobre o caso, a Europa Press divulgou um comunicado do Bispo de Huelva, no qual assinala que “deverá estar sempre a favor da vida humana, qualquer que seja seu desenvolvimento ou sua situação existencial”, indicando ademais que “devemos estar a favor dos últimos, dos fracos, dos incapacitados para fazer valer seus direitos e, sobre tudo, o direito à vida”.

Ao constatar que alguns buscam apresentar o caso como um ato de “humanidade”, Dom Vilaplana recordou que “o único dever que tem a sociedade, em relação à enferma, é ajudá-la a viver, já que a vida não é algo para ser usado e jogado”, indicando ademais que a dignidade da vida humana não pode “vir ligada ao estado de consciência ou de inconsciência do doente”.

Ao mesmo tempo insistiu em que “não é dever de um médico suspender a alimentação e a hidratação de uma pessoa que se encontra em um coma vegetativo, enfermidade crônica que não será a causa da morte”, por isso reconheceu o direito à objeção de consciência dos profissionais de saúde.
“Acompanhamos em silêncio e com a oração os últimos dias da Sra. Ramona Estévez. Com grande humildade, peço ao Senhor de coração pelos familiares e as pessoas que a rodeiam, para que possam descobrir nela a força misteriosa da vida, perceptível também em um corpo ancião, em coma e fraco, e possam assim repensar suas decisões”, prossegue o texto.

A morte procurada ou induzida, como tantas vezes repetiu Bento XVI, não é a resposta ao drama do sofrimento”, concluiu o Bispo.

Huelva, 30 Ago. 11 / 12:45 pm (ACI)


Fonte: www.acidigital.com



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!

Lenço Branco de N. Senhora
Saiba o que é, como fazer e as orações necessárias.
Óleo de São Rafael e Santa Filomena
Saiba mais sobre este santo remédio em tempos difícies
As 15 Orações de Santa Brígida
As promessas de Jesus para a alma que rezar estas orações.
Jesus eu Confio em vós
Nada negarei a alma que às 3 hs da tarde recitar minhas orações
Devoção às Gotas de Sangue de Cristo
Será livrado das penas do Purgatório.
Para os irmãos protestantes
Foi no colo de uma mulher que Deus colocou toda esperança do mundo



Total Visitas Únicas: 8.945.525
Visitas Únicas Hoje: 402
Usuários Online: 206