Lágrima da santa vai ser investigada por cientistas
Espacojames



Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 8863 - Lágrima da santa vai ser investigada por cientistas
Artigo visto 3125




Visto: 3125
Postado em: 05/10/11 às 16:13:15 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=8863
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque


Peritos do ICCE e especialistas de universidades vão analisar imagem de gesso e fotos

POR FRANCISCO EDSON ALVES

Rio - A comissão que será instituída pela Arquidiocese do Rio para investigar o ‘choro’ da Nossa Senhora da Conceição, no Leblon, deverá contar com ajuda de peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE), cientistas de universidades cariocas, além de especialistas em fotografia. A lágrima teria saído do olho direito da imagem de gesso durante celebração sábado à noite, na Igreja dos Santos Anjos.

Nesta terça-feira, a visitação à “santa que chorou” cresceu 50% em relação ao dia anterior, calculam funcionários da paróquia. Só pela manhã, mais de 100 fiéis foram até lá.

Monsenhor Sérgio e as imagens de N. Srª. da Conceição. Segundo ele, somente peritos experientes vão decifrar enigma do ‘choro’ | Foto: Fabio Gonçalves / Agência O Dia

De acordo com o monsenhor Sérgio Costa Couto, 52 anos, mestre em Teologia e em Direito Canônico e um dos maiores conhecedores de causas semelhantes, a colaboração desses profissionais é primordial em fenômenos como o do Leblon, quando se tem como prova apenas depoimentos e fotos.

“Como nenhum vestígio da suposta lágrima para análise foi recolhido na hora, outras minuciosas pesquisas, como pequenas raspagens da face e do olho, terão que ser feitas. Geralmente, dependendo da disponibilidade, esses tipos de profissionais são requisitados”, explica Sérgio.

À espera de Dom Orani

O arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, chega ao Rio de viagem nesta quarta-feira, quando deverá se pronunciar sobre o assunto e, possivelmente, instituir a comissão para apurar o caso.

Monsenhor Sérgio adianta, porém, que a prudência é o fator principal na condução dos trabalhos, que não têm prazo para terminar. “Não vamos sair por aí gritando: ‘É milagre, é milagre!’ A Igreja condena o histerismo. Tudo tem que ser muito bem investigado, com calma, mas também sem morosidade para não se perder a memória dos depoimentos”, pondera.

Depoimentos de crianças submetidos a consenso

Além de colher o depoimento do fotógrafo que fez a fotografia da lágrima no rosto da imagem para a diocese local, o monsenhor Sérgio adiantou que os investigadores terão que “chegar a um consenso” sobre o depoimento das três crianças que viram primeiro o choro da santa (João Victor Ferreira Oliveira, Carolina Matias Barroso, ambos de 11 anos, e Alexandre Pinheiro da Silva, 10).

Foto revela o exato instante em que meninos e meninas da Paróquia dos Santos Anjos, no Leblon, se surpreendem com uma lágrima que teria brotado do olho direito da imagem de Nossa Senhora da Conceição | Fotos: Divulgação e Paula Beatriz Brasil

“Olhando por um lado, crianças são sempre sinceras. Por outro, crianças também costumam ser fantasiosas. Então, terão que equacionar os dois lados e chegar a um consenso”.

Ainda segundo o monsenhor, é até positivo que alguns peritos tenham uma dose de ceticismo e aconselhável que não sejam nem fanáticos nem rejeitem completamente o sobrenatural. “É importante haver isenção de sentimentos”, explica. Para ele, mesmo que não configure milagre, as crianças da diocese receberam um presente de Deus: “Pode ter sido um sinal, num momento de comunhão fraterna, através de Maria Santíssima”.

Fé que faz crer em milagre

A aposentada Wilma Vasconcelos, 80 anos, e a filha, Rosane, 43, foram duas das cerca de cem pessoas que foram ver de perto a imagem de Nossa Senhora da Conceição na manhã desta terça-feira, na Igreja dos Santos Anjos, no Leblon.

“Nossa fé nos leva a acreditar que um milagre realmente aconteceu. Aumentamos ainda mais o fervor pela santa”, disse Wilma.

O suposto fenômeno aconteceu às 18h30 de sábado, durante a coroação de Nossa Senhora da Conceição. Desde então, o assunto não sai das paróquias do Rio.

“O santo sinal que as crianças perceberam está servindo para unir ainda mais os fiéis e despertar os pequeninos quanto às suas responsabilidades como filhos e estudantes”, garante o padre Marcos Belizário.


Fonte:

http://odia.ig.com.br/portal/rio/html/2011/10/lagrima_da_santa_vai_ser_investigada_por_cientistas_197036.html



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!

Lenço Branco de N. Senhora
Saiba o que é, como fazer e as orações necessárias.
Óleo de São Rafael e Santa Filomena
Saiba mais sobre este santo remédio em tempos difícies
As 15 Orações de Santa Brígida
As promessas de Jesus para a alma que rezar estas orações.
Jesus eu Confio em vós
Nada negarei a alma que às 3 hs da tarde recitar minhas orações
Devoção às Gotas de Sangue de Cristo
Será livrado das penas do Purgatório.
Para os irmãos protestantes
Foi no colo de uma mulher que Deus colocou toda esperança do mundo



Total Visitas Únicas: 8.883.131
Visitas Únicas Hoje: 197
Usuários Online: 131