Espacojames


Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 9064 - “Basta de cristãofobia!” Peça de teatro em que ator responde às suas necessidades fisiológicas...
Artigo visto 2339




Visto: 2339
Postado em: 01/11/11 às 20:54:40 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=9064
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque

“Basta de cristãofobia!” Peça de teatro em que ator responde às suas necessidades fisiológicas na frente da imagem de Cristo boicotada na França.

Um grupo de cidadãos boicotou a estréia em Paris da peça de teatro “Sobre o conceito do rosto no filho de Deus” do italiano Romeo Castellucci, durante a qual o protagonista inunda o cenário com excremento diante de uma imagem de Cristo.

A polêmica peça de 55 minutos de duração apresenta a história de um ancião incontinente que padece diarréia. O protagonista defeca constantemente no cenário branco que tem como cortina de fundo uma réplica gigante da imagem de Cristo “Salvator mundi”, pintada por Antonello da Messina no século XV.

A obra termina com um grupo de crianças que irrompe no cenário para jogar granadas de plástico no rosto de Cristo e a aparição de um letreiro com a frase “Você não é meu pastor”.

No dia 20 de outubro, dia da estréia no Teatro de Ville, 10 jovens do grupo “Renouvau Francais”, que segundo o jornal La Croix está vinculado à Fraternidade São Pio X, irromperam no cenário e desdobraram um letreiro no que se lia “Basta de cristãofobia!”. Os manifestantes receberam as agressões do staff da obra e foram desalojados pela polícia.

Castellucci se queixou do boicote com uma carta dirigida ao grupo na que defende sua peça e alega que seu “espetáculo” é “espiritual e crístico, quer dizer, portador da imagem de Cristo”.

Longe de suspender a obra, o Teatro de Ville decidiu processar os jovens que protagonizaram o boicote “por atos de degradação do domínio público” e “atentar contra a liberdade de criação e de expressão artística”.

O jornal católico francês La Croix, representante de um setor “progressista”, publicou uma nota na que aprova a polêmica peça e condena os protagonistas da protesta.

O diretor do Teatro de Ville, Emmanuel Demarcy-Mota, rechaçou o boicote argumentando que este “espetáculo” já se apresentou em mais de uma dezena de países europeus sem “suscitar a mais mínima reação análoga”.

O Secretário Geral do Instituto Civitas –vinculado também aos lefebvristas–, Alain Escada, tentou sem êxito impedir a exibição através da via legal, e expressou seu beneplácito pelo boicote.

Para Escada, “é motivo de alegria “constatar que desde a primeira representação destes espetáculos obscenos e blasfemos em Paris, a indignação dos cristãos foi manifestada com dignidade e firmeza, sem nenhum excesso, apesar de tudo o que possa escrever uma imprensa especializada em desinformar”.

Sobre estes fatos, o porta-voz da Conferência Episcopal Francesa (CEF), Dom Bernard Podvin, assinalou à agência AFP que “a Igreja Católica na França condena a violência perpetrada nos recentes espetáculos” ao mesmo tempo em que “promove o diálogo entre a cultura e a fé”.

Depois de ressaltar que a Igreja “reage quando é necessário, com determinação e sempre por meios pacíficos”, o sacerdote destacou que a CEF “apela a uma liberdade de expressão respeitosa do sagrado”.

Finalmente, o Pe. Podvin sublinha que “a Igreja Católica na França não é nem integrista nem obscurantista. Os católicos aspiram, como cidadãos, a serem respeitados no que consiste o coração de sua fé”.


Fonte: http://www.comshalom.org/blog/carmadelio/



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

LEIA TAMBÉM
Famoso ex-nazista americano retira tatuagens da face após 25 cirurgias.
Na Espanha, provável mudança na lei da união gay gera corrida ao “casamento expresso”
A força do “um só” que sabe o que quer e sabe também o que não quer.
Em Paris, protestos contra peça teatral na qual crianças atiram objetos em imagem de Jesus Cristo.
Igreja não reconhece casamento entre homossexuais, diz Dom Odilo
Casados há 72 anos, casal americano morre de mãos dados.
China quer colocar asteroide em órbita da Terra
Asteroide vai passar raspando na Terra em novembro
Polícia prende falso padre que até celebrou casamentos no Maranhão
Veja mais artigos relacionados
 

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!


Total Visitas Únicas: 8.499.307
Visitas Únicas Hoje: 1.373
Usuários Online: 235