Espacojames


Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 9136 - REENCONTRAR A SERIEDADE DA FÉ CRISTÃ
Artigo visto 1894




Visto: 1894
Postado em: 17/11/11 às 10:08:02 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=9136
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque

O cardeal Koch no encontro ecumênico de Minsk

ROMA, quarta-feira, 16 de novembro 2011 (ZENIT.org) - O cardeal Kurt Koch pediu para "recuperar a seriedade da fé cristã".

O presidente do Pontifício Conselho para a promoção da unidade dos cristão presidiu uma missa domingo 13 de novembro na Catedral de Minsk, capital da Bielorrússia, onde, a convite do Patriarcado de Moscou, participou de uma conferência ecumênica. O encontro, que reuniu cristãos da Europa do Leste e do Oeste, se concluiu terça-feira à noite.
O tema da conferência foi: o diálogo católico-ortodoxo e os valores éticos cristãos como uma contribuição para a vida social da Europa. De acordo com a Rádio Vaticano, o evento confirma a aproximação em curso entre Roma e Moscou, um processo em que há "progressos constantes."
No programa da conferência tinha-se argumentos tais como: o mundo contemporâneo e a resposta da Igreja em têrmos de ética social; a crise econômica global e a crise de fé, os valores cristãos em um mundo pluralista; os valores cristãos e economia social de mercado em um momento de crise global .

O cardeal Koch concentrou a sua homilia sobre o Julgamento de Deus, “hoje rejeitado em tantos ambientes e muitas vezes calado", "mesmo a nível teológico."

No entanto, "Deus, quando julga, está interessado pelo homem", disse o cardeal, e o seu juízo não é um ato de condenação pela humanidade, como "um ato de graça, terapêutico e rico de misericórdia".
Devemos, concluiu Koch, "redescobrir a seriedade da fé cristã", e dar-nos conta de que se, na nossa vida de cada dia, “vemos no juíz divino a medida do nosso viver e do nosso agir”, a “alegria” não desaparece nunca da nossa vida”.

Segunda-feira de manhã, 14 de novembro, o cardeal se reuniu com o presidente bielorrusso Aleksandr Lukashenko, que "tentou obter o apoio da Santa Sé, enquanto está sendo altamente isolado no palco europeu, exposto à críticas dos EUA e diante de uma crise sócio-econômica sem precedentes ".

Recebendo o Cardeal Koch, que foi acompanhado pelo metropolita ortodoxo Filaret de Minsk, o presidente bielorrusso "deixou claro que esperava mais da Igreja Católica" como referido por uma fonte à Rádio Vaticano.

A Rádio Vaticano disse que "Alexander Lukashenko, que fortaleceu mais ainda as restrições contra a liberdade de expressão e a repressão da oposição, afirmou, segundo a mídia russa, que a atual política da Europa com relação ao seu país foi inaceitável e que esperava que a Igreja Católica tivesse tomado a sua defesa". Durante uma turnê européia em 2009, o presidente bielorrusso foi recebido também no vaticano por Bento XVI.

I.C., com Rádio Vaticano


Fonte: http://www.zenit.org/article-29235?l=portuguese



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

LEIA TAMBÉM
A VISITA DO PAPA SERÁ UMA BÊNÇÃO PARA A AMÉRICA LATINA
CONVERSÕES FORÇADAS DE MULHERES PAQUISTANESAS AO ISLÃ
OS CRISTÃOS NÃO DEVEM USAR A VIOLÊNCIA PARA DEFENDER SEUS VALORES
Ecumenismo relativista entrega a Europa e o mundo ao Islã, denuncia eurodeputado
O Papa aos católicos: Cristo é coerente e Mestre fiel do amor
Verdadeiro Deus não pode ser invocado por terroristas, reitera porta-voz vaticano
Dom Guido Marini explica especial cuidado do Papa Bento com a Missa
Lei de Deus não é escravidão e sim um dom para liberdade e felicidade, afirma o Papa
OS TRÊS CONSELHOS DO PAPA AOS SACERDOTES
Veja mais artigos relacionados
 

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!


Total Visitas Únicas: 8.337.595
Visitas Únicas Hoje: 1.704
Usuários Online: 324