REENCONTRAR A SERIEDADE DA FÉ CRISTÃ
Espacojames



Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 9136 - REENCONTRAR A SERIEDADE DA FÉ CRISTÃ
Artigo visto 2060




Visto: 2060
Postado em: 17/11/11 às 10:08:02 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=9136
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque


O cardeal Koch no encontro ecumênico de Minsk

ROMA, quarta-feira, 16 de novembro 2011 (ZENIT.org) - O cardeal Kurt Koch pediu para "recuperar a seriedade da fé cristã".

O presidente do Pontifício Conselho para a promoção da unidade dos cristão presidiu uma missa domingo 13 de novembro na Catedral de Minsk, capital da Bielorrússia, onde, a convite do Patriarcado de Moscou, participou de uma conferência ecumênica. O encontro, que reuniu cristãos da Europa do Leste e do Oeste, se concluiu terça-feira à noite.
O tema da conferência foi: o diálogo católico-ortodoxo e os valores éticos cristãos como uma contribuição para a vida social da Europa. De acordo com a Rádio Vaticano, o evento confirma a aproximação em curso entre Roma e Moscou, um processo em que há "progressos constantes."
No programa da conferência tinha-se argumentos tais como: o mundo contemporâneo e a resposta da Igreja em têrmos de ética social; a crise econômica global e a crise de fé, os valores cristãos em um mundo pluralista; os valores cristãos e economia social de mercado em um momento de crise global .

O cardeal Koch concentrou a sua homilia sobre o Julgamento de Deus, “hoje rejeitado em tantos ambientes e muitas vezes calado", "mesmo a nível teológico."

No entanto, "Deus, quando julga, está interessado pelo homem", disse o cardeal, e o seu juízo não é um ato de condenação pela humanidade, como "um ato de graça, terapêutico e rico de misericórdia".
Devemos, concluiu Koch, "redescobrir a seriedade da fé cristã", e dar-nos conta de que se, na nossa vida de cada dia, “vemos no juíz divino a medida do nosso viver e do nosso agir”, a “alegria” não desaparece nunca da nossa vida”.

Segunda-feira de manhã, 14 de novembro, o cardeal se reuniu com o presidente bielorrusso Aleksandr Lukashenko, que "tentou obter o apoio da Santa Sé, enquanto está sendo altamente isolado no palco europeu, exposto à críticas dos EUA e diante de uma crise sócio-econômica sem precedentes ".

Recebendo o Cardeal Koch, que foi acompanhado pelo metropolita ortodoxo Filaret de Minsk, o presidente bielorrusso "deixou claro que esperava mais da Igreja Católica" como referido por uma fonte à Rádio Vaticano.

A Rádio Vaticano disse que "Alexander Lukashenko, que fortaleceu mais ainda as restrições contra a liberdade de expressão e a repressão da oposição, afirmou, segundo a mídia russa, que a atual política da Europa com relação ao seu país foi inaceitável e que esperava que a Igreja Católica tivesse tomado a sua defesa". Durante uma turnê européia em 2009, o presidente bielorrusso foi recebido também no vaticano por Bento XVI.

I.C., com Rádio Vaticano


Fonte: http://www.zenit.org/article-29235?l=portuguese



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!

Lenço Branco de N. Senhora
Saiba o que é, como fazer e as orações necessárias.
Óleo de São Rafael e Santa Filomena
Saiba mais sobre este santo remédio em tempos difícies
As 15 Orações de Santa Brígida
As promessas de Jesus para a alma que rezar estas orações.
Jesus eu Confio em vós
Nada negarei a alma que às 3 hs da tarde recitar minhas orações
Devoção às Gotas de Sangue de Cristo
Será livrado das penas do Purgatório.
Para os irmãos protestantes
Foi no colo de uma mulher que Deus colocou toda esperança do mundo



Total Visitas Únicas: 8.760.379
Visitas Únicas Hoje: 445
Usuários Online: 254