espacojames



Página Inicial
Listar O Purgatório




Artigo N.º 5644 - O PURGATÓRIO E A ORAÇÃO PELOS DEFUNTOS
Artigo visto 5803




Visto: 5803
Postado em: 10/07/10 às 06:57:22 por: James
Categoria: O Purgatório
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=75&id=5644
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: O Purgatório


Muitos me perguntam onde está na Bíblia o Purgatório? Ele é uma exigência da razão e mesmo da caridade de Deus por nós.


A palavra “Purgatório” não existe na Bíblia, foi criada pela Igreja, mas a realidade, o “conceito doutrinário” deste estado de purificação existe amplamente na Sagrada Escritura como vamos ver. A Igreja não tem dúvida desta realidade por isso, desde o primeiro século reza pelo sufrágio das almas do Purgatório. O-purgatorio-Felipe-Aquino

Porque rezar pelos defuntos? Porque é que os católicos rezam pelos mortos? É uma pergunta que fazem muitas vezes os não católicos. Como o costume de rezar pelos defuntos se baseia na crença no Purgatório, suprimida pelos reformado res do séc XVI e é praticamente desconhecido pelos seus discípulos actuais, estes têm naturalmente difi culdade em saber como devem compreender o cos tume católico de rezar pelos irmãos defuntos. A Igre ja mostra aos seus filhos este exercício de piedade, permitindo a todos os sacerdotes que celebrem três missas pelos defuntos em 2 de Novembro. E também consagra o mês de Novembro inteiro a orações espe­ciais pelas almas do Purgatório. Porque-rezar-pelos-defuntos

A purificação final ou Purgatório (Catecismo da Igreja Católica, números 1030-1032)

1030 Os que morrem na graça e na amizade de Deus, mas não de todo purificados, embora seguros da sua salvação eterna, sofrem depois da morte uma purificação, a fim de obterem a santidade necessária para entrar na alegria do céu.

1031 A Igreja chama Purgatório a esta purificação final dos eleitos, que é absolutamente distinta do castigo dos condenados. A Igreja formulou a doutrina da fé relativamente ao Purgatório sobretudo nos concílios de Florença (decreto Pro Graecis) e de Trento (decreto de Purgatorio) A Tradição da Igreja, referindo-se a certos textos da Escritura (1Cor 3,15; 1Pe 1,7) fala dum fogo purificador:
«Pelo que diz respeito a certas faltas leves, deve crer-se que existe, antes do julgamento, um fogo purificador, conforme afirma Aquele que é a verdade, quando diz que, se alguém proferir uma blasfémia contra o Espírito Santo, isso não lhe será perdoado nem neste século nem no século futuro (Mt 12,32). Desta afirmação podemos deduzir que certas faltas podem ser perdoadas neste mundo e outras no mundo que há-de vir» (S. Gregório Magno, Dialogi)


1032 Esta doutrina apoia-se também na prática da oração pelos defuntos, de que já fala a Sagrada Escritura: «Por isso, [Judas Macabeu] pediu um sacrifício expiatório para que os mortos fossem livres das suas faltas» (2 Mac 12,46). Desde os primeiros tempos, a Igreja honrou a memória dos defuntos, oferecendo sufrágios em seu favor, particularmente o Sacrifício eucarístico, para que, purificados, possam chegar à visão beatífica de Deus. A Igreja recomenda também a esmola, as indulgências e as obras de penitência a favor dos defuntos:

«Socorramo-los e façamos comemoração deles. Se os filhos de Job foram purificados pelo sacrifício do seu pai, por que duvidar de que as nossas oferendas pelos defuntos lhes levam alguma consolação? Não hesitemos em socorrer os que partiram e em oferecer por eles as nossas orações» (S. João Crisóstomo)

Padre Leone Orlando cs

 


Fonte: http://www.padreleo.org/?p=545



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.860.529
Visitas Únicas Hoje: 666
Usuários Online: 339