Espacojames



Página Inicial
Listar Devoção




Artigo N.º 7421 - A Devoção e uso do Escapulário - A NOSSA SENHORA DO CARMO
Artigo visto 6211




Visto: 6211
Postado em: 05/03/11 às 17:11:19 por: James
Categoria: Devoção
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=36&id=7421
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Devoção


“Na Virgem do Carmo, deponho Toda minha esperança e
com esta confiança hei de triunfar sempre”. ( Pio XII )



ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DO CARMO 

Ó Santíssima e Imaculada Virgem Maria, Ornamento e glória do Carmelo, vós que velais tão particularmente sobre os que vestem vosso sagrado escapulário, velai também sobre nós e cobrí-nos com o manto da vossa maternal proteção.

Fortalecei nossa fraqueza com o vosso poder e dissipai com a vossa luzas trevas do nosso coração, aumentai em nós a fé, a esperança e a caridade. Ornai nossa alma com todas as virtudes, afim de que ela se torne sempre mais amada pelo vosso divino filho.

Assistí-nos durante a vida, consolai-nos com a vossa amável presença na hora da morte, e apresentai-nos a Santíssima Trindade como vossos filhos e servos fiéis, para que nós possamos louvar-vos eternamente no céu. Assim seja.

(três Ave-Marias)

Nossa Senhora do Carmo... Rogai por nós!



DEVOÇÃO AO ESCAPULÁRIO DE NOSSA SENHORA DO CARMO

Conheça-o para tomar posse da graça! Não é um sinal mágico de proteção, mas uma arma para os cristãos que se deixam guiar pela fé, pela esperança e pelo amor. Quem o veste experimenta o milagre da fé.

O QUE É O ESCAPULÁRIO?

Símbolo de devoção composto por duas pequeninas peças de pano bento unidas entre si por dois cordões, fios ou correntinhas, para ser usado pendente ao pescoço, sobre o peito e sobre as costas.

O Escapulário do Carmo é um dos muitos sinais da devoção cristã que Deus quis utilizar como testemunho da fé ao auxílio da Virgem Mãe. É também, um sinal da proteção de Maria e um forte escudo contra os inimigos da alma e do corpo.

Inicialmente, era grande e usado apenas pelos Carmelitas. Entretanto, no decorrer dos séculos, a Igreja tornou-o popular, a fim de que todos os cristãos participassem dos privilégios e bens espirituais ligados a ele.

"A devoção do Escapulário do Carmo fez descer sobre o mundo copiosa chuva de graças espirituais e temporais". (Pio XII, 6/8/50)

O SENTIDO DO ESCAPULÁRIO

O escapulário é uma devoção comprometedora. Ao usá-lo a pessoa assume uma ligação com Nossa Senhora e compromete-se a seguir seus passos, agindo com dignidade de filho de Deus.

É um ato de consagração e, desta forma, nos une ao Senhor e a Sua vontade, realizando o maior de todos os milagres: nossa união com Ele durante a vida, no momento da morte e sempre.

É impressionante o fato narrado na vida de São João Maria Vianney ( Santo confessor, com o dom da ciência). Ele confessava uma moça. Entre outras perguntas, propôs o santo esta:

- Lembra-se de um baile, em que você esteve, no qual um rapaz muito elegante dançou com outras moças, menos com você, fazendo-a sentir-se depreciada?

Imediatamente, ela respondeu sim e São João continuou:

- Lembra-se de que, ao se retirar do salão, ele parecia andar sobre chispas azuis? Pois bem, aquele rapaz era o demônio, e não se aproximou porque você estava usando o escapulário. Feliz companhia de Nossa Senhora!

Outro fato interessante ocorreu em winchester, na Inglaterra. Um homem chamado Walter se debatia em dolorosa agonia. Como ímpio que era, blasfemava horrivelmente dizendo:

- Não me falem em sacramento. Se há inferno, quero o inferno e o diabo. Que ele venha buscar minha alma.

Os que assistiram esta horrível cena chamaram São Simeão Stock – grande devoto de Nossa Senhora do Carmo – que, ao chegar ao local, ficou impressionado com o estado do homem.

Tomou, então, o seu escapulário, estendeu-o sobre o enfermo e, abrindo os braços em cruz, pôs-se a rezar para a Virgem, banhado de compaixão. Imediatamente, o pobre pecador acalmou-se e disse humildemente:

- Quero me salvar; perdôo meus inimigos.

E comovido, professou a fé e o seu desejo de morrer como cristão: e recebeu os sacramentos com grande piedade, dizendo:

- O demônio tudo fez para me perder, mas o escapulário da Virgem me salvou.

Esta conversão tornou-se conhecida em toda região. Como diz São Germano, Nossa Senhora é condutora do poder invencível.

Portanto, o verdadeiro valor e sentido do escapulário está no que ele representa: a presença constante de Nossa Senhora na consciência e na vida de quem a ela se consagra.

Quem o veste conscientemente faz acontecer o milagre da fé, da conversão interior, de uma vida humilde diante de Deus e dos homens. Aqueles que morrerem nele revestidos não arderão nas chamas do inferno e suas penas no purgatório serão abreviadas.

Entre as devoções aprovadas pela Igreja no decorrer dos séculos, deve-se contar com o Santo Escapulário da Virgem do Carmo” ( Papa Paulo VI)

Na noite de 16 de julho de 1251, no Convento de Cambridge, no condado de Kent, Inglaterra, assim rezava São Simão Stock na sua cela: "Flor do Carmelo, Vinha florífera, Esplendor do céu, Virgem fecunda, singular. Ó Mãe benigna, sem conhecer varão, aos Carmelitas dá privilégio, Estrela do Mar!".

Terminada esta prece, levanta os olhos marejados de lágrimas, vê a cela encher-se, subitamente, de luz. Rodeada de anjos, apareceu-lhe a Virgem Santíssima, revestida de esplendor, trazendo nas mãos o Escapulário dizendo a São Simão Stock, com inexprimível ternura maternal: "Recebe, filho queridíssimo, este Escapulário de tua Ordem, como sinal peculiar de minha fraternidade, como privilégio para ti e para todos os Carmelitas. Quem morrer revestido dele não sofrerá o fogo eterno. Eis um sinal de salvação, de proteção nos perigos, eis uma aliança de paz e de eterna amizade".

Nossa Senhora voltou ao céu e o Escapulário permaneceu como sinal de Maria. Na última aparição de Lourdes e de Fátima, Nossa Senhora traz o Escapulário. São passados 733 anos, desde o dia 16 de julho de 1251.

Todos os que trouxeram o Escapulário, com verdadeira piedade, com sincero desejo de perfeição cristã, com sinais de conversão, sempre foram protegidos na alma e no corpo contra tantos perigos que ameaçam a vida espiritual e corporal. É só ler os anais carmelitanos para provar a proteção e a assistência de Maria Santíssima.

A segunda promessa de Nossa Senhora foi feita ao Papa João XXII. Referindo-se aos que levarem o escapulário durante sua vida, diz o seguinte: “Eu mãe bondosa, descerei no primeiro sábado após a sua morte, e a quantos achar no purgatório, livrarei e levarei ao monte santo da vida eterna". O próprio Papa confirmou esta indulgência plenária em favor daqueles que usassem o escapulário. Destas promessas, surgiu a seguinte máxima, sobre Nossa Senhora do Carmo: "Na vida protejo, na morte ajudo e depois da morte salvo".

O Valor e o Significado do Escapulário:

Maria acompanha carinhosamente durante a vida aos que levam o seu escapulário, está junto a eles na hora importante da morte e não os abandona após a morte, querendo vê-los na felicidade eterna. O Escapulário de Nossa Senhora do Carmo é um sinal de Maternidade Divina de Maria. Como tal, representa o compromisso de seguir Jesus como Maria, o modelo perfeito de todos os discípulos de Cristo.

O uso do Escapulário a Virgem nos ensina a:

* Viver abertos a Deus e à sua vontade;
* Escutar e praticar a palavra de Deus;
* Orar em todo momento, descobrindo Deus presente em todas as circunstâncias;
* Estar aberto à caridade e as necessidades da Igreja;
* Alimentar a esperança do encontro com Deus na vida eterna pela proteção e intercessão de Maria.

O Escapulário do Carmo NÃO é:

* Um sinal de proteção mágica ou amuleto;
* Uma garantia automática de salvação;
* Uma dispensa de viver as exigências da vida Cristã

O Escapulário em suas normas práticas

* É importante saber que o primeiro escapulário deve ser abençoado e colocado por um sacerdote, no qual chamamos de imposição do escapulário. Se isto não for possível use da mesma forma o escapulário e na primeira oportunidade possível, deixe-o impor pelo sacerdote.
*Uma vez colocado o escapulário, nunca mais se deve ficar sem ele. Deve-se levar contínua e constantemente, dia e noite, até a morte.
*Se por algum motivo realmente justo não se puder levá-lo ao pescoço, carregue-o ao menos consigo e a noite antes de deitar coloque-o e reze três Ave- Marias em honra de Nossa Senhora e agradeça assim a graça de sua fé e a proteção que recebeu da Mãe de Deus durante o dia.
* Comprometer-se com uma vida autêntica de Cristãos que se conformam com as exigências evangélicas, recebem os sacramentos e professam uma especial devoção à Santíssima Virgem.

ESCAPULÁRIO VERDE

Quando na família há algum familiar ou amigo que se encontra longe da fé queremos fazer algo a respeito, Maria Mãe Santíssima nos deu uma forma de convertê-los quando Ela apareceu à Irmã Justina Bisqueyburu em 1840, levando "a vestidura da conversão - O escapulário verde." Ela disse:” Esta Insígnia Santa de Meu Imaculado Coração há de ser uma grande meio para a conversão das almas..."

Por um período de mais de seis anos, A Virgem apareceu à Irmã Justina e respondeu muitas perguntas com relação ao escapulário e a seu uso. A Virgem Maria disse que o Escapulário Verde não necessita de nenhuma bênção especial, e não necessita de qualquer inscrição como o Escapulário Café. Pode ser abençoado por qualquer sacerdote. Se a pessoa que nós queremos que se beneficie deste escapulário não convém em levá-lo consigo, este pode ser colocado em qualquer lugar de seu quarto, dentro do travesseiro. Todos os dias deve dizer a seguinte oração: “Imaculado coração de Maria, rogai por nós agora e na hora de nossa morte, Amém. "

Se a pessoa por quem se tem intenção no escapulário não vai dizer a oração, então aquele que o presenteia deve rezar no seu lugar, todos os dias. A Virgem Maria disse: "As maiores graças são obtidas pelo uso do escapulário, mas estas graças vêm em proporção direta com o grau de confiança que o usuário tenha em mim".
Santa Brígida tinha tal confiança na Virgem Maria. Por isto a Virgem lhe revelou: "Não há pecador no mundo, que embora se encontre em inimizade com Deus, não possa voltar a Deus e recuperar sua Graças se ele ou ela vem a mim pedir assistência.”


CONSAGRAÇÃO À SANTISSIMA
VIRGEM DO CARMO

Nossa Senhora do Carmo, condutora do poder invencível,
sabendo que não acontecerá jamais que se perca
algum fiel de Deus e vosso verdadeiro devoto,
venho me consagrar à vossa poderosa proteção.
Como prometes a todos os fiéis: __ “Sofres muito?
Não desanimes. Eu nunca te deixarei;
meu coração verá o refúgio e o caminho
que te conduzirá até Deus.
Por esta promessa, apresento-vos todas minhas inquietações,
confiante e seguro na vossa intervenção.
Na dor, na amargura, na tristeza, no sofrimento,
minha Mãe Virgem do Carmo é minha esperança!
Nas privações e perdas, doença e no abandono,
na carência e pobreza, vós sois a Mãe da Misericórdia.
Nas dúvidas e temores que me assaltam,
nas tentações e perigos,
nas perseguições e calunias,
nos desprezos e humilhações,
vós sois a Mãe do Perpetuo Socorro!
Nos trabalhos e lutas deste dia e em todas as
situações que preciso da luz divina,
vós sois a Mãe do impossível!
Senhora Virgem do Carmo.
Coloco em vós minha esperança e com
esta confiança fiel de triunfar sempre.
Ó Gloriosa Rainha dos céus, Virgem sem mácula
excelsa Mãe de Deus, Maria Santíssima!
Vós sois minha Mãe e Senhora: suplico-Vos
que me aceiteis por vosso filho e servo,
porque já não quero ter outra Mãe e Senhora senão Vós.
Faço o firme propósito de nunca me apartar de Vós,
de jamais fazei ou permitir que súdito meu faça,
coisa alguma contra a vossa honra e glória.

Amém!


Enviado por email ao Espacojames: Mônica Rivarolli de Morais



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!

Lenço Branco de N. Senhora
Saiba o que é, como fazer e as orações necessárias.
Óleo de São Rafael e Santa Filomena
Saiba mais sobre este santo remédio em tempos difícies
As 15 Orações de Santa Brígida
As promessas de Jesus para a alma que rezar estas orações.
Jesus eu Confio em vós
Nada negarei a alma que às 3 hs da tarde recitar minhas orações
Devoção às Gotas de Sangue de Cristo
Será livrado das penas do Purgatório.
Para os irmãos protestantes
Foi no colo de uma mulher que Deus colocou toda esperança do mundo



Total Visitas Únicas: 8.684.934
Visitas Únicas Hoje: 1.205
Usuários Online: 239